Em algum momento você já pensou que seu paciente não seguiu
suas orientações por falta de vontade? Por não estar preparado?
Pois é, isso
pode acontecer sim. Mas já pensou também que pode acontecer um problema de
comunicação?
Pensar no processo de ensinar é um fator fundamental para
entender a dificuldade do paciente. O processo de ensino aprendizagem do adulto
é diferente do processo que acontece com a criança.
Simplesmente transferir para o paciente o que você quer que
ele retenha não é suficiente.
Não basta conhecer sobre um assunto, é necessário que este
conhecimento faça a diferença.
Permitir que o paciente entenda sobre seu
problema de saúde, mas também da sua dificuldade é primordial para que exista
reflexão e consequentemente a sensibilização para a mudança.
Paulo Freire, maior representante da
abordagem sociocultural no âmbito da educação, colocava que o ser humano é o
sujeito de sua própria formação, assim é preciso considerar o contexto em que
está inerido para que as informações que ele receba faça sentido.
Entender
o processo de ensino aprendizagem contribuirá para efetivar a comunicação com
seu paciente permitindo maior adesão ao tratamento.
Pense nisso!
Abraço
Abraço
Viviane Lago
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!