Consumo de suco de beterraba no desempenho de treinamento de sprints repetidos em hipóxia


Hoje compartilho o texto que escrevi sobre a beterraba e sua relação no desempenho esportivo.
Texto escrito para o blog do GANEP EDUCAÇÃO.
Vale a pena não somente a leitura mas também conhecer o site do Ganep!

Abraço
Viviane



Consumo de suco de beterraba no desempenho de treinamento de sprints repetidos em hipóxia
Suco de beterraba (SB) tem sido amplamente estudado como suplemento ergogênico no desempenho de atletas devido ao seu teor de nitrato dietético (NO3-). Além da ação vasodilatadora, estudos têm demostrado que sua suplementação pode aumentar a eficiência em exercícios de submáximo, a tolerância a treinamentos de alta intensidade e melhorar desempenho com relação ao tempo em situações de baixa disponibilidade de oxigênio e de acidose (hipóxia).
Neste sentido, Kent e equipe avaliaram o efeito da suplementação de SB rico em NO3- no desempenho de atletas durante treinos intervalados de curta duração (sprints repetidos) em ambiente hipóxico (nível do mar) em comparação com o grupo placebo.
O estudo foi realizado com 12 jogadores de futebol masculino que realizaram dieta de 48 kcal/kg de peso (sendo 8g de carboidratos/kg; 1,6g de proteína/kg e 0,8g de lipídeos/kg). Os participantes foram divididos em três grupos: condição normal de oxigênio sem suplementação do SB; condição de hipóxia com suplementação de SB; condição de hipóxia com placebo. A suplementação ocorreu na forma de shots concentrados (70 ml do SB contendo 6,45 mmol NO3-). Foram oferecidas duas doses (70 ml cada) 2 horas antes do treinamento de sprints repetidos na bicicleta ergométrica. O grupo placebo recebeu o mesmo suco, porém com o conteúdo de NO3- removido.
Os resultados mostraram que a suplementação de SB rico em NO3- não melhorou o desempenho em sprints repetidos; no entanto, reduziu a porcentagem de decréscimo de trabalho no primeiro tempo das repetições em comparação com o placebo. Este resultado mostra que a suplementação pode ser útil para atletas durante o início da partida de futebol, quando a intensidade é geralmente mais alta. Além disso, efeitos moderados para a redução do volume de oxigênio (VO2) durante o exercício submáximo sugerem que a suplementação de SB pode ser mais efetiva durante exercícios de resistência aeróbica.
Os autores concluíram que a suplementação de SB rico em NO3- pode reduzir o VO2 durante o exercício submáximo, porém não melhorou desempenho do sprint repetitivo na condição de hipóxia. Mais pesquisas são necessárias para determinar quais características individuais e tipo de exercício de alta intensidade podem se beneficiar dessa suplementação.
Por: Viviane Lago

Comentários